Translate

sexta-feira, 4 de março de 2016

Ponkan e Mexerica: qual a diferença?




Nessa época do ano começam a surgir essas frutas nas feiras e supermercados, então é hora de aproveitar e consumir muito dessas tangerinas que, além de uma delícia, são muito saudáveis!

Diferenças e Semelhanças

Tanto a ponkan quanto a mexerica são tipos de tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. Entretanto, as duas variedades apresentam diferenças importantes. A principal é que a mexerica vem da planta Citrus deliciosa, enquanto a ponkan se origina da espécie Citrus reticulata, de onde surge também a maioria dos outros tipos de tangerinas. Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais — substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta.

Outra fonte de confusão são os diferentes nomes que a mexerica recebe em todo o país. No Rio Grande do Sul, ela é chamada de bergamota. Em outras regiões, o nome muda para mimosa, mas a fruta é sempre a mesma.

Nutricionalmente falando, quase não existe diferença entre a ponkan e a mexerica.

As tangerinas possuem propriedades anti-inflamatória, laxativa, diurética, digestiva, analgésica, cicatrizante, revigorante, antisséptica, antivirótica, estimulante, expectorante, refrescante e aromática.

Composição Nutricional


Essas tangerinas são ricas em vitaminas B1 e B2, as quais ajudam à saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca. Além de conter grande quantidade de fibras, de sais minerais como magnésiocálcio potássio e fósforo, e betacaroteno, que aumenta a resistência às infecções.

Apresentam também compostos antioxidantes, que são indispensáveis na inativação dos radicais livres e quando associada a uma dieta saudável torna-se uma forte aliada no combate ao envelhecimento e na redução dos riscos de câncer e em doenças cardiovasculares e neurodegenerativas como por exemplo o mal de Alzheimer. Contém também vitamina C que melhora a imunidade.

Mais Benefícios da Tangerina

Auxilia no tratamento de febres, eliminação de toxinas, parasitas, retenção de líquidos, gripes, regularização do ácido úrico, tensão nervosa, verminoses, resfriados.

Combate a carência de vitamina C.

Auxilia no combate ao reumatismo.

É indicada no tratamento para hipertensão arterial e na prevenção da arterioesclerose

Devido à sua grande quantidade de fibras, melhora o funcionamento do intestino, devendo ser ingerida com o bagaço.

O chá das folhas de bergamota é popularmente conhecido como calmante.

As fibras presentes na fruta também ajudam na proteção de doenças como diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

As indicações estendem-se ao tratamento da ansiedade, bronquite, sarampo, dermatites, cistite, tristeza, depressão, infecções vaginais, mau hálito, dentre outros.

Safra das Tangerinas

A época da safra da mexerica é entre abril e julho, mas pode ser encontrada até setembro. Mas os melhores preços e melhor sabor são encontrados nos meses de safra. Então, a hora de aproveitar é agora! :)

Como aproveitar os benefícios?

Em relação ao consumo, é importante ressaltar que a tangerina ponkan deve ser ingerida preferencialmente com o bagaço, pois ele é fonte de  fibras. Esta parte da fruta auxilia na regularização do funcionamento intestinal, proporciona saciedade, por retardar o esvaziamento gástrico, reduz a absorção do colesterol e dos açúcares no organismo.

A tangerina é importante por favorece, também, o crescimento de bactérias benéficas no intestino o que gera compostos na renovação das células intestinais.

Por conter elevado teor de água, a fruta ajuda na hidratação corporal e possui efeito diurético, sendo indispensável no cardápio de quem deseja manter uma alimentação saudável.


Fonte: belezaesaude
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

AnunciAD

PopCash

O Poder das Frutas e Hortaliças

O Poder das Frutas e Hortaliças

Nossa Página no Facebook

Popular Posts

Clima/Tempo

VTR